sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Texto por Adelaide Pereira


Caros Amigos,


É com muita satisfação e ao mesmo tempo um privilégio falar de Cassio Mello.

Saúdo Constância Nèry, sua esposa, pela partilha que a todos engrandece e por saber que aqueles que admiramos jamais poderão ser esquecidos.

Cassio Mello foi um ser humano excepcional nas suas múltiplas dimensões. Fez a diferença na vida de muitos daqueles que se cruzaram com ele.

O tempo que convivemos foi suficiente para conhecer as grandes qualidades humanas e artísticas que caracterizavam o nosso artista.

Esta iniciativa possibilita o reafirmar da riqueza cultural da obra que Cassio Mello legou à Humanidade. Preservá-la e promove-la é um acto cultural e social da maior importância.

É este prazer de vermos, de escutarmos, de sentirmos de pensarmos a verdadeira arte o impulso necessário para o desenvolvimento de um espírito critico que permite criar ligações e proximidades de sentido e de acção.

O que dizer dos silêncios do nosso artista, essenciais para elevar o pensamento traduzido em certeiras manchas que dão vida e côr a cada obra? Ou da luz? Ou da impetuosidade do entusiamo de um instante? O que alimenta essa paixão, essa criatividade, essa excelência, essa grandeza, essa serenidade na contemplação, essa inspiração?
Este é o mistério, é a magia, é a mestria do nosso artista que persiste e resiste livre.

Suas pinturas serão, no meu ponto de vista, o espelho de emoções, pensamentos e interpretações operadas pelo olhar mais íntimo de cada ser.
Que grande generosidade e riqueza para benefício de todos!

Por tudo isto é necessário acarinharmos os nossos artistas, património cultural e social de uma inestimável riqueza, como é, obviamente, Cassio Mello.
É consensual o reconhecimento da sua grandeza artística. Efectivamente, as qualidades artísticas foram muitas vezes realçadas entre os seus pares, mas também entre outros artistas e amigos que privaram com ele.
De facto, Cassio Mello foi um notável pintor mas também um grande fomentador de pontes e sinergias entre pintores e poetas.
Esta Exposição e outras que realizarão, permitem que se mantenha vivo o legado do nosso querido pintor e amigo Cassio Mello, para incremento da Cultura e enriquecimento das artes.
Esta exposição prolonga também a vida da obra e do artista. É importante garantir, através de manifestações como esta que não se percam no tempo as marcas da identidade ímpar do nosso querido artista.

Adelaide Pereira
Vivacidade, 2017

Sem comentários:

Enviar um comentário

in "As Artes entre as Letras"